A Rússia planeja projeto de lei para abrir acesso a criptomoedas para investidores de retalho

A Rússia planeia um novo projeto de lei sobre criptomoedas para permitir acesso limitado ao retalho, facilitar a regulamentação, manter as proibições de pagamento e reforçar a supervisão.

A Rússia está a preparar legislação para expandir o acesso às criptomoedas para investidores de retalho em todo o país. Assim, os legisladores procuram legalizar o uso de criptomoedas sem abrir mão de um controlo rigoroso sobre a sua utilização. Além disso, espera-se que o projeto de lei seja apresentado na Duma do Estado durante a próxima sessão legislativa.

A Rússia Prepara Projeto de Lei de Desregulamentação de Criptomoedas para Investidores Públicos

Anatoly Aksakov confirmou que o projeto de lei está pronto para ser formalmente apresentado ao parlamento. Ele é presidente do Comité do Mercado Financeiro da Duma do Estado e é responsável por legislação financeira importante. Segundo a TASS, a proposta será analisada durante a sessão da primavera.

BREAKING: 🇷🇺 A Rússia finalizou um projeto de lei para tornar o comércio de criptomoedas legal. pic.twitter.com/cL4uwQdzE4

— Ash Crypto (@AshCrypto) 14 de janeiro de 2026

Aksakov afirmou que os legisladores irão focar em ativos financeiros digitais nas próximas discussões. Além disso, as criptomoedas vão receber uma atenção ampliada durante os debates no parlamento. Importa salientar que o projeto de lei retira as criptomoedas de classes especiais de regulamentação financeira.

_Leitura Relacionada: _****Notícias de Criptomoedas: Russos Enchem Linha Direta de Pensões Perguntando: Podemos Receber Pagamentos em Cripto? | Live Bitcoin News

Como resultado, os ativos digitais seriam mais normalizados nas atividades financeiras do dia a dia. No entanto, as autoridades esperam permitir uma participação controlada (em vez de acesso irrestrito). Mais especificamente, os investidores de retalho estarão sujeitos a limites fixos e requisitos de elegibilidade obrigatórios.

De acordo com a proposta, investidores não qualificados podem comprar criptomoedas aprovadas. O limite anual de compra é de 300.000 rublos por investidor. Este limite equivale a cerca de $3.800 com as taxas de câmbio atuais.

Investidores de retalho são obrigados a realizar um teste obrigatório de conhecimento ou de consciência de risco. Portanto, a elegibilidade requer compreensão da volatilidade dos mercados e dos riscos de investimento. Os legisladores afirmam que esta medida visa proteger participantes inexperientes de perderem demasiado dinheiro.

Os players profissionais do mercado financeiro não terão limitações nos investimentos. Bancos, corretores e investidores qualificados são livres para operar no mercado de criptomoedas.

Aksakov destacou que as criptomoedas podem ser usadas para apoiar atividades de pagamento internacionais. Notavelmente, ativos cripto emitidos dentro de um país podem ser colocados em mercados financeiros estrangeiros.

Criptomoedas focadas na privacidade ( permanecerão proibidas sob o projeto de lei. Ativos como Monero e Zcash continuarão proibidos para todas as categorias de investidores. As autoridades citaram a opacidade das transações e os riscos de conformidade como as principais razões.

Pressão de Sanções Molda a Estratégia Regulamentar de Criptomoedas da Rússia

Todas as transações de criptomoedas dentro da Rússia devem utilizar intermediários licenciados nacionais. Estes incluem bolsas aprovadas e plataformas de corretagem registadas. Entretanto, residentes russos podem usar plataformas estrangeiras com obrigações estritas de reporte.

Os utilizadores de plataformas estrangeiras são obrigados a reportar as suas holdings de criptomoedas às autoridades fiscais. Além disso, toda a receita relacionada com ativos digitais deve ser reportada com precisão. A não divulgação pode estar sujeita a penalidades administrativas ou criminais.

O projeto de lei mantém a proibição de pagamentos com criptomoedas nos mercados internos da Rússia. As criptomoedas serão estritamente classificadas como ativos de investimento. Assim, bens e serviços não podem ser pagos legalmente com moedas digitais.

A iniciativa é uma das tentativas de controlar o crescente mercado informal de criptomoedas na Rússia. As autoridades tentam fazer com que a atividade não regulamentada caia dentro de um quadro legal transparente. Como resultado, espera-se que a arrecadação de receitas fiscais melhore.

Sanções internacionais fizeram com que mais pessoas se interessassem por outros canais financeiros. As criptomoedas oferecem opções de pagamento fora do sistema bancário tradicional. No entanto, os responsáveis ainda tentam equilibrar inovação com preocupações de estabilidade financeira.

Os formuladores de políticas enfatizam a regulamentação em vez de uma adoção irrestrita de criptomoedas. Eles afirmam que o acesso estruturado mitiga riscos sistêmicos e para os consumidores. Enquanto isso, as regras de conformidade alinham a atividade cripto com uma supervisão financeira mais ampla.

O projeto de lei marca uma mudança de política tentante, mas significativa, sobre criptomoedas. A participação de retalho aumenta, mas ainda existem limites firmes e proibições em vigor. Em última análise, a Rússia quer controlar a integração das criptomoedas sob contínua pressão económica.

BTC-0,04%
ZEC3,53%
Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Fixar

Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)